terça-feira, maio 29, 2007

10 Maneiras de aplicar o RFID no dia a dia... (Parte 5)


Primeiramente mais uma vez quero me desculpar pela minha ausência. Nos últimos meses estive envolvido em projetos importantíssimos para a minha carreira e fui forçado (por vontade própria, hehhe) a me focar mais no meu trabalho e estudo. Foco este que inclusive irá me permitir a trazer mais informações a vocês, leitores do blog.


Hoje possuo uma visão bastante evoluída a respeito da aplicação do RFID e tecnologias similares no mercado nacional.


E lhe prometo estar mais presente daqui para frente.


Continuando com aplicações relacionadas a segurança de pessoas. Quantos de voc6es já estiveram hospitalizados? Ou tiveram entes queridos hospitalizados? E toda vez que pisamos em um hospital ficamos imaginando o número terrível de coisas que podem acontecer e assim queremos o máximo de eficiência possível, para que tenhamos o mínimo de preocupação possível. Estou correto? Se você concordou comigo, este tópico é para você. Hoje vou falar da aplicação de RFID em hospitais.


Monitoramento de pacientes


O que é?


O RFID pode criar ambientes mais seguros e confortáveis para pacientes em hospitais de varias maneiras. Uma das maneiras mais usadas já nos Estados Unidos é o uso de pulseiras acopladas com tags RFID (pulseiras inteligentes) em bebes recém nascidos. Para sempre garantir que aquele bebe pertence a aquela mãe e que eles não estão sendo transportados para fora do hospital sem devida permissão. Alem disso, um alarme sonoro é ativado se as pulseiras são quebradas,como se tivessem sido retiradas sem autorização.

O uso de pulseiras inteligentes em pacientes pode ter uso bem mais sofisticados, como alem de identificar um paciente especifico, conter todo seu histórico de saúde incluindo remédios que deveria tomar. Este pequeno banco de dados portátil poderia conter informações como tipo de sangue, alergias, doenças passadas. Novos dados também poderiam ser gravados nas pulseiras inteligentes em tempo real de consulta. Assim dando aos médicos e enfermeiras informações verdadeiras em tempo real.


Por que utilizar?


A saúde, segurança e conforto dos pacientes são as maiores preocupações dos hospitais. Com o RFID o hospital pode melhorar seu processo de atendimento. Simultaneamente, aumentando a satisfação do paciente com menores possibilidades de erros causadas por erros de informação ou informações picadas. Alem de melhoras a reputação do hospital frente aos pacientes, consequentemente o hospital também poderá diminuir os processos judiciais por erros médicos, já que boa parte do controle é tirado das mãos dos médicos.