terça-feira, agosto 29, 2006

Otimo!

Agora já sabemos o que é essa tal de RFID, mas pra que serve, e porque eu a escolheria ao invés de escolher qualquer outra tecnologia de identificação eletronica?
Boa pergunta!
Se você tem essa mesma duvida, não tenha vergonha de falar, porque todos nós em algum ponto nos perguntamos isso, e aqui vai a responsta...

Para os fins deste topico, vamos comparar a RFID com o codigo de barras, porque hoje é a tecnologia que mais se assemelha e que atualmente é a mais usada para os mesmo fins da RFID.

Nos dias de hoje o codigo de barras já é bastante conhecido e seus desafios já superados a algum tempo. Enquanto codigo de barras são baratos, mundialmente usados e baseados em padrão abertos, eles possuem algumas devantagens como necessitarem de um campo de visão, limitação de informação armazenada, dados estaticos, alem de problemas causados por impressão de má qualidade.

Etiquetas inteligentes de RFID não necessitam de campo de visão, o que elimina a necessidade de organizar linearmente produtos ou pessoas para leitura. Elas tem um maior alcance de leitura, permitem mudanças das informações armazenadas, armazenam mais informações que o codigo de barra, e se adaptam melhor a diferentes condições fisicas.

No entanto, etiquetas inteligantes de RFID são mais caras do que a tecnologia de codigo de barras, os padrões de RFID ainda estão evoluindo e limitações fisicas como interferencia de radio, podem afetar seu desempenho.

Ai nos perguntamos. A tecnologia RFID precisa substituir totalmente o codigo de barras? Estudos realizados em diferentes industrias chegaram a conclusão que o custo insignicante de manter um codigo de barras impresso em etiquetas inteligentes de RFID é totalmente valido em relação ao beneficio de ter um backup para a tecnologia no caso de ocorrerem interferencia de radio ou qualquer evento que impossibilite a leitura das etiquetas inteligentes de RFID.

Portanto, em muitos mercado as duas tecnologias irão atuar em conjunto, uma complementando a outra e não substituindo. É esperado que em aproximadamente cinco anos o RFID terá um custo viavel para sua implantação a nivel de pratileira em supermercados. Quando isso acontecer, provavelmente, será o fim do codigo de barras em grande parte dos mercados