terça-feira, outubro 03, 2006

10 Maneiras de aplicar o RFID no dia a dia... (Parte 1)
(Artigo tambem publicado no Portal Web de Tecnologia iMasters: Clique aqui e veja a publicação)

Hoje vou começar uma serie de artigos sobre as aplicações da tecnologia RFID no dia a dia. Cada artigo irá descrever uma aplicação e explicar o motivo e vantagens de utiliza - lá. Bem, vamos começar.


A primeira parte desta serie será direcionada às aplicações relacionadas à Segurança e Autenticação. A capacidade de identificar como único, um objeto, uma pessoa ou um animal é alcançado facilmente com o RFID, como já foi dito no artigo anterior, esta é uma das aplicações mais simples da tecnologia. Aplicações praticas do RFID nesta área são autenticação de documentos, pedigree eletrônico de produtos farmacêuticos e monitoramento eletrônico de artigos de lojas.


Monitoramento Eletrônico de Artigos de Lojas (EAS - Electronic Article Surveillance)


O que é?


EAS é com certeza uma das aplicações mais básica da tecnologia aplicada à segurança. Artigos de lojas como roupas (C & A, por exemplo) ou jóias tem etiquetas de 1-bit extremamente baratas agregadas ao produto. Essas etiquetas não são usadas para identificar unicamente o produto, mas causam um dispare de alarme ou fazem uma câmera de segurança tirar uma foto quando essa etiqueta passa por algum leitor.

Acima temos um vídeo bastante explicativo desse tipo de aplicação. Mas neste vídeo seria a evolução deste tipo de aplicação, onde os produtos já sairiam das fabricas etiquetados com etiquetas mais sofisticadas que armazenariam um identificar único e outras informações como preço, por exemplo. Ou seja, alem do sistema EAS verificar se a pessoa está saindo com algum produto da loja sem pagar, ele também vai auxiliar no pagamento das compras no caixa. Mas esse tipo de aplicação gera um custo maior na implantação e atualmente só é viável para produtos de alto valor agregado, como jóias, remédios e outros.

Por que utilizar?


Ladrões de loja e filas nos caixas causam um prejuízo de milhões de dólares todo ano em varejistas no mundo todo. Sistemas EAS podem diminuir consideravelmente a falta de estoque inesperada devido a roubo alem de auxiliar no gerenciamento de galpões e estoque. Quando um cliente se depara com uma situação onde os produtos que deseja comprar estão faltando no estoque, ele provavelmente vai para outra loja comprar um produto substituto ou comprar o mesmo produto no seu concorrente que gerenciou melhor seu estoque. Alem da perda de clientes que grandes varejistas têm por terem filas gigantescas nos caixas devido a falta de automação dos sistemas atuais e agilidade no fechamento das compras. Em todos os casos, a lealdade do cliente referente à sua loja é danificada.