(Artigo tambem publicado no Portal Web de Tecnologia iMasters: Clique aqui e veja a publicação)

Hoje, 11 de setembro, quem não pensa no ataque as torres gêmeas quando vêem esta data? Acredito que todos nós, ou quase todos pelo menos. Os ataques poderiam ter sido evitados com a utilização de RFID? A resposta a esta pergunta é bastante simples. NÃO! Talvez se os aeroportos estivessem utilizando RFID para aprimorar a segurança das aeronaves os Estados Unidos poderiam ter uma chance maior de evitar. Mas de qualquer forma, a segurança das torres gêmeas não poderia fazer nada para impedir. Então onde entraria o RFID neste episodio? Se as torres gêmeas estivessem utilizando um sistema completo de controle de acessos e localização de pessoas através da tecnologia RFID, com certeza os corpos de bombeiros poderiam saber: Quantas pessoas exatamente estavam dentro do prédio?; Quantas saíram na correria?; Quantas ainda estavam lá dentro?; Em quais andares essas pessoas estavam?; Alem de N outras informações que com certeza seriam úteis primeiramente para executarem um salvamento mais eficiente das pessoas lá dentro, não perdendo tempo em andares que não tinham ninguém. E com certeza alem de poderem ter salvo mais pessoas que trabalhavam no prédio, iriam conseguir salvar a si mesmos, evitando a morte de vários oficiais do corpo de bombeiros de Nova York e do corpo de policiais de Nova York.
A tecnologia RFID pode ser utilizada de varias maneiras no ramo de segurança. Podemos simplesmente controlar a entrada e saída das pessoas em prédios comerciais ou grandes centros empresariais, controlando automaticamente horários de entrada e saída, andares a serem visitados e número de pessoas dentro dos locais. Para locais que exigem uma segurança maior podemos alem de controlar a entrada e saída de pessoas, podemos saber onde exatamente as pessoas estão dentro do local a todo o momento e incluir permissões de acesso a certos locais restritos com avisos a segurança do local e para isso basta a pessoa entrar no local errado. Outra utilização interessante é o RFID em grandes eventos esportivos na fabricação de ingressos com chips RFID dentro dos ingressos para impedir a falsificação.
Conseguem imaginar tudo isso no mundo real, ainda mais no Brasil. Você provavelmente está pensando "Ah, isso seria ótimo, mas só vai ser viável daqui a 20 anos, ainda mais no Brasil", ai que você se engana. Já temos vários exemplos da utilização do RFID na segurança no Brasil e no mundo. Aqui vão alguns exemplos:
- Palácio dos Bandeirantes: São Paulo, SP Brasil
Todos os convidados e funcionários do Palácio dos Bandeirantes, também conhecido como palácio do governador, em São Paulo possuem um crachá com um uma tag RFID que integrada a leitores espalhados por todo o local, podem informar a um sistema computadorizado onde exatamente cada pessoa está no prédio e se esta pessoa entrar em um quarto ou sala que lhe é permitido a segurança do local é avisada imediatamente e segue para o local.
- Prédios comerciais: São Paulo SP
Um grande variedade de prédios comerciais em São Paulo já utilizam RFID para a entrada e saída de todas as pessoas, mas neste caso, somente controlam a entrada e saída de pessoas e para onde estão indo.
- Ingressos da Copa do Mundo da Alemanha em 2006: Alemanha
Todos os ingressos da ultima copa do mundo estavam equipados com tags RFID para impedir falsificações, fora isso na Europa já é comum ingressos de vários eventos esportivos como rúgbi e futebol utilizando a tecnologia.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home