quarta-feira, agosto 23, 2006

Primeiramente vamos responder a pergunta que tem incomodado tantas pessoas...

O que é esse tal de RFID que todo mundo está falando a respeito?

O RFID é uma tecnologia flexível que é conveniente, fácil de usar, e bem servida para automação de processos. Combina vantagens não disponíveis em outras tecnologias de identificação. RFID pode ser fornecido como somente-leitura ou leitura-gravação, não necessita de contato ou campo de visão para operar, funciona sob um serie de condições ambientais, e prove um alto nível de integridade de dados. E ainda, a tecnologia prove um alto nível de segurança contra defeito.

O conceito de RFID é bastante semelhante ao código de barra. Sistemas de código de barras usam leitores e etiquetas codificadas que são unidas aos itens, onde o RFID usa também leitores e dispositivos especiais que são unidos aos itens. Código de barra usa um sinal óptico para transferir informações da etiqueta para o leitor, RFID usa sinais de radio para transferir informações do dispositivo RFID para leitor.

Ondas de radio transferem informações entre um item que tem um dispositivo RFID unido a ele e um leitor. O dispositivo pode conter informações a respeito do item, como o que tem é, que horas ele passou por certo local, talvez até parâmetros como temperatura. Dispositivos RFID, como TAG e etiquetas, podem ser unidos a praticamente tudo, de automóvel a um produto de prateleira.

A tecnologia RFID usa freqüências comum alcance que vai de 50 kHz a 2,5 Ghz. Um típico sistema RFID inclui os seguintes componentes:
  • Um dispositivo RFID (transponder ou TAG) que contem dados sobre um item
  • Uma antena que transmite sinais de radio entre o leitor e o dispositivo RFID
  • Um transceptor de radio freqüência que gera o sinal de radio
  • Um leitor que recebe o sinais de radio de um dispositivo RFID e o passa para um sistema interno para processamento.

Alem do equipamento básico de RFID, um sistema RFID inclui a aplicação de softwares específicos.

Bem, é isso ai gente. Espero ter sido util e no proximo "POST" falarei a respeito das vantagens do RFID sobre as tecnologias de identificação eletronica atual.