segunda-feira, junho 04, 2007

RFID e a Organização.

Muita gente chega pra mim, principalmente profissionais da área de TI e fazem perguntas como “Quanto é uma etiqueta?”, “Quanto é um software de RFID?”, “Quanto fica mais ou menos pra controlar o estoque da minha empresa? Estoque grande...”, e por ai vai. Essas são perguntas comuns e rotineiras para qualquer profissional da área de soluções baseadas em RFID. Lógico, são totalmente compreensíveis estes tipos de duvida.

Mas o que a maioria das pessoas não entende é que o RFID não é simplesmente um programinha, um coletor de dados plug and play e um tanto de etiqueta inteligente que basta ligar tudo e ta funcionando. E mesmo se funcionasse o sistema, ele socinho não basta para nada, a não ser gastar dinheiro e poder de processamento dos computadores da empresa.

Uma solução completa de RFID agrega desde o reconhecimento do local que será utilizada para saber que tipo de interferência que ela poderia sofrer; mensuramento da configuração e quantidade de etiquetas, coletores e computadores; entrevista com gerentes e pessoas que participam hoje do processo; entrevista com diretor executivo da empresa para obter conhecimento da visão estratégica da empresa; modelagem, desenvolvimento e implantação do software alem de treinamento do pessoal; orçamentos e encomendas de equipamentos, exigindo um planejamento complexo de logística para termos o equipamento disponível no momento exato necessário; acompanhamento da solução após implantada; outros processos. Bom, acho que deu pra entender que uma solução completa de RFID pode ser tão complexa quanto sua imaginação pode ir.

E não pense que basta implantar que vai funcionar perfeitamente. Não me entenda errado! O RFID funciona, e muito bem alias. Mas por melhor que seja seu planejamento, algumas coisas vão passar despercebidas, leitores vão parar de ler, tag vão falhar. Tudo isso é normal. A sua função é estar sempre pronto para atender seu cliente e se necessário trocar equipamentos. Tenha sempre em mente que o RFID é uma ferramenta que entra na empresa para fazer MELHOR o que ela já faz de alguma forma, e mesmo realizando hoje de forma pior, não pode parar.

Uma solução RFID normalmente está é uma melhoria de algum processo já realizado na empresa. Processos estes que normalmente não fazem parte do negocio da empresa, mas serve para sustentar a empresa para que possa funcionar normalmente. Por exemplo, se uma montadora de carros começa a controlar o inventário de carros no pátio através de RFID e manda a pessoa que fazia isso embora, ou a re-aloca em outro setor, e o sistema RFID falha, esta montadora não teria controle nenhum de seu inventário e assim poderia produzir pouco demais ou até mais do que deveria.

Por isso, antes devemos sempre pensar na organização como um todo, e como uma solução RFID vai afetar a organização no seu sucesso e também na falha. Hoje, no mundo competitivo que vivemos, onde um pequeno erro pode significar a falência de uma empresa, não podemos nos dar o luxo de ser desleixados deste sentido.